top of page

O GPS da Vida


Alguns dias atrás eu saí com uma amiga, e na volta fui deixá-la em casa bem tarde. Saindo da casa dela, direcionei o GPS para o meu destino e segui viagem. Percebi que a bateria do meu celular estava acabando e conectei ao carregador, que havia estragado e eu não notei. Na metade do caminho o celular desligou. Eu estava em uma rodovia e não fazia ideia de qual seria a próxima entrada. Estacionei o carro no acostamento, liguei o pisca alerta e fiquei ali lutando com o meu carregador que não conectava por nada.

Por um momento comecei a me desesperar. Aliás, nem ajuda eu poderia chamar. A rodovia tinha pouco movimento.

Percebi que a única coisa que me levaria em casa, seria eu mesma. Comecei a tentar lembrar o número da entrada, orei, refiz o trajeto mental de todas as vezes que fui da casa dela até a minha. Me lembrei de ter visto o número cinco. Nada mais vinha na minha cabeça além dele, então decidi seguir caminho e entrar na saída cinco. Quando me aproximei, haviam saídas 5A e 5B. Parei no meio das duas e orei. A saída A me pareceu mais familiar e decidi pegar ela. Enquanto não reconhecia a paisagem, a única coisa que passava na minha cabeça eram perguntas como: “E se eu estiver indo mais longe ao invés de mais perto? E se eu for parar em um lugar perigoso?”.

Mas enfim, me encontrei. Cheguei. Agradeci a Deus.

Fui dormir pensando em como era dependente do GPS e comecei a refletir nos pontos positivos do mesmo:

Te leva para onde você quiser

Voce pode colocar um endereço da China, que o GPS vai ser preciso na direções.

Te sugere rotas alternativas

Se tem acidente, tráfico, pedágio, não se preocupe! O GPS vai te dar mais de duas opções alternativas para te ajudar a evitar o que você precisa.

Te avisa se existem obstáculos ao longo do trajeto

Carro no acostamento, objetos na pista, policia, dificilmente você sera surpreendido se estiver usando um GPS.

Te avisa o horário exato de chegada

Não tem desculpa para atraso se você se planeja com o GPS antes de seguir caminho para aquele compromisso que exige pontualidade.

Recalcula a Rota

Você se distraiu e perdeu a entrada, foi fechado por um carro, não importa qual tenha sido o obstáculo que te fez perder o caminho, o GPS te da outro caminho que vai te levar para o lugar certo, mesmo tendo feito a rota errada.

Mas, depois deste incidente com o meu GPS, percebi que o aplicativo também tem os seus pontos negativos... Aliás, eu já havia feito aquele caminho mais de uma vez e nem o número das entradas eu memorizei. Ele me tornou dependente. Eu me apoiei em algo que tem mil possibilidades de falhar comigo. Posso ficar sem internet, sem bateria, ele pode não querer funcionar por si só, pode ficar fora do ar para atualizações necessárias... Eu não pensei em nada disso, porque ele nunca tinha me deixado na mão.

Na vida às vezes nós fazemos isso. Colocamos como GPS, pessoas que não estão preocupadas com o destino final que este trajeto vai levar a nossa vida. E quando percebemos que estamos na rota errada, recorremos ao GPS que nos dá a única rota alternativa: Deus. Ele é o único que nunca vai estragar, descarregar, ficar sem sinal, mas Ele vai te deixar dependente. Mas vai ser uma dependência necessária, a que vai te desviar dos obstáculos da vida, te levar onde você quer chegar sem precisar de rotas alternativas e vai te dar a certeza de uma chegada. Talvez você encontre trânsito no caminho ou acidentes aconteçam, Ele não promete uma rota sem dificuldades, mas promete uma linha de chegada para os que não desistirem no meio do caminho.

Esse GPS infelizmente não avisa o dia ou a hora de chegada, mas o segredo é não se distrair com o que tem na beira da estrada, não fazer paradas desnecessárias e muito menos ficar adiando a viagem. Você pode não chegar a tempo.


RECENT POSTS:
SEARCH BY TAGS:
Nenhum tag.
bottom of page