top of page

Mesmo Se Nada Der Certo


Hoje acordei com vontade de escrever sobre “términos”. Conversando com uma amiga que desabafou comigo, ela me falava o quanto amava o namorado dela e o quanto ficaria devastada se ele terminasse com ela. Eles estavam enfrentando alguns desafios no relacionamento e ela sentia como se estivesse vendo o fim do túnel do relacionamento deles, mas, sem luz.

O filme de rêfencia para o texto de hoje, contém o nome que está no titulo desse texto, e conta a história de Gretta (mesma atriz que protagonizou o filme “Orgulho e Preconceito” 😍) que se muda para Nova Iorque com seu namorado/dupla/cantor/compositor Dave (Adam Levine 🤩), quando ele recebe a proposta de assinar contrato com uma gravadora famosa. Resumindo, Dave, encantado com o brilho que o sucesso estava proporcionando, acaba deixando Gretta de lado, melhor dizendo, traindo ela. O ponto alto do filme, é quando ela supera o “luto emocional” e se vê “obrigada” a investir em sua carreira solo e da a volta por cima quando é reconhecida por um produtor, que a viu cantando em um barzinho. Ela aprendeu a seguir carreira solo, não só na música, mas também na vida.

Baseada na minha experiência e fazendo uma “pesquisa de campo” no meu trabalho, eu listei os dez motivos que mais fazem as pessoas sofrerem com o término de um relacionamento, e discutimos como cada um aprendeu a lidar e superar, o que uma vez pensaram ser insuperável.

Cada item vem acompanhado de um música que, na minha opinião, ilustra bem o tópico.

1- Ele(a) Não Era o(a) Único(a) Que Poderia Te Fazer Feliz.

Letra dada por Beyonce, em “Irreplaceable” (insubstituível), a cantora conta estar bem, depois que terminou com o ex e como ele sempre falava que ela não ia achar ninguém como ele. Mas ela rebate deixando claro que ele não a conhecia e que ela poderia ter uma outra pessoa quando ela quisesse. E ainda fala para ele não perder tempo pensando que é insubstituível.

Acho que nem precisa de muita discussão quanto ao fato de que NÃO existe apenas uma pessoa que pode te fazer feliz. Imagina que triste seria se fosse assim, pessoas que ficaram viúvas se matariam junto com o(a) companheiro(a) ao ver que sua única chance de ser feliz, se foi junto com a pessoa. Isso é um dos motivos que mais fazem as pessoas sofrerem com o término. “Ele(a) era a única pessoa que me entendia” “ninguém mais me daria o suporte que ele me deu quando precisei” “tínhamos tanta intimidade”… A - D - I - V - I - N - H - A ! Existe, não só uma, mas várias pessoas que, assim como ele(a), por amor a você, passariam por tudo que vocês já passaram! O que motiva seu(ua) parceiro(a) a te fazer feliz, te dar apoio e cuidar de você, é o amor que ele(a) sente por ti! Logo, quando amada(o) novamente, a sua pessoa vai enfrentar tudo que é necessário, desde que o resultado seja te ver feliz. E sabe o que é mais louco ainda? É que quando você começa a namorar de novo, você vê que não só existe outra pessoa que te faz feliz, como que existe pessoa melhor! É aí que você se pega rindo sozinha - coisa que depois do término você achou que não faria mais - e pensando: como eu me contentava com pouco! Oh my gosh! Amor, supera e melhora essa cara, porque tem muita gente lá fora doida para te fazer feliz e só esperando você se resolver com você mesmo, antes de tentar te chamar pra tomar um café.

2- Os Boatos Dizem… Que Ela Terminou e Já Está Bem!

Ao som de “Shake It Off”, onde Taylor Swift faz um desabafo sobre todos os boatos que correm a respeito da vida amorosa dela, tem um trecho que diz que todos falam que ela fica na rua até tarde, que namora muitos caras e que não consegue “segurar” eles. Mas, ela responde falando que isso é o que dizem os boatos, mas que ninguém sabe o que realmente acontece, e que ela segue o "baile" “sacudindo” tudo que a faz mal e sem sair do ritmo dessa música, que se chama vida.

As pessoas sempre vão falar! Sempre vão ter motivos, mesmo que você não dê, então por que ligar? Tem gente que não termina relacionamento abusivo, por medo do que as pessoas vão falar delas. Tem gente que prefere apanhar em casa, mas ter um homem bonito para postar foto do lado, do que terminar e ter as pessoas falando mal dela. Tem mulher com medo de denunciar companheiro abusivo, e dar motivos para as pessoas falarem dela. Querido(a), se você for orquestrar sua vida baseado(a) no que as pessoas dizem a seu respeito, você vai acabar num manicômio! A gente fica louco(a) se ouvir todo mundo! Então, se você levou um “pé”, para de ficar envergonhado(a), com medo do que estão falando a seu respeito. Infelizmente você não tem como controlar o que dizem, só a você mesmo, então mude a maneira como você lida com o que elas falam, porque ninguém vai mudar. As pessoas não recebem “pé na bunda”, elas ganham livramento. Antes ter enfrentado isso agora, do que mais tarde. Pare de se construir baseado(a) no que as pessoas falam de você e mostre quem você realmente é. Tem muita gente esperando para ser surpreendida. Está na hora de desconstruir boatos e expor fatos. Bota a cara no sol e mostra quem você realmente é, e que o que vem de baixo nunca te atingiu, por que vai atingir agora?

3- O Livramento é Real!

Continuando com Taylor, na música “We Are Never Getting Back Together” (Nós nunca vamos reatar), ela fala quantas vezes eles ja terminaram e voltaram, mas que dessa vez, eles não voltam mais. Ela lembra como ele começava as brigas e depois ligava pedindo desculpas e chorando. Em seguida ele pedia um “tempo” e voltava depois de um mês dizendo que mudou e que sentiu a falta dela. Ela fica cansada disso! Agora que ele realmente viu que perdeu, ele ta fazendo todo mundo ir falar com ela para tentar convencê-la a voltar. “Dar valor depois que perde” que chama, né amores?

Pois é meninas e meninos, depois que o “luto” passa, você consegue ver que o livramento é real! Com a cabeça mais fria e racional, você consegue olhar para trás e ver como foi bom ter se livrado daquele(la) embuste! Como um dia você pode se conter com tão pouco? Se submeter a tantas manipulacões travestidas de cuidado? Aceitar que estava errado(a), quando estava certo(a)? Coisas que a gente só percebe depois que passa. Isso, amor, se chama “refinar o gosto”, quando você se vê pronto para seguir em frente, mas dessa vez procura pessoas que não tenham os defeitos do(a) falecido(a). E quando voce encontra um match melhor então, seu relacionamento anterior vira piada de jantar em família. Pensa numa sensação de alivio que dá… e fica! Rs

4- A Fila Anda, Sim, e Não Precisa Cortar!

Vamos de Shawn Mendes? Na música “Stitches” (curativos), ele descreve o quanto sofreu quando foi deixado pela namorada. Para ser mais especifica, ele diz que achou que já tinha se machucado antes, mas que ninguém nunca o deixou tão dolorido, que foi como sentir uma facada e que agora ele precisa de alguém que o traga vida novamente. Ai, credo! Mas, não julgo, quem já sofreu com término nunca julga, entende.

O que a gente não pode fazer quando enfrenta o término é se entregar. Não tem nada disso de esperar que outra pessoa te traga a SUA vida de volta! Você já viveu muitos anos sem essa pessoa, querido(a). Você vai viver mais ainda agora. Pensa, você pode ir para onde quiser, sem dar satisfação e pode fazer coisas que você não fazia porque ele(la) não gostava. Aproveita! Pule de para-quedas, agora que vai economizar dinheiro com presente de aniversário e dia dos namorados. Pega o dinheiro da separação ou do casamento que não saiu e faz aquele mochilão que você sonha desde que era solteira(o). Mas, curta com moderação. Porque eu digo isso? Porque muita gente acha que agora que está solteiro(a), pode ir pegando geral, bebendo loucamente para esquecer que existe, e isso só vai te fazer afundar ainda mais! Ninguém esquece relacionamento beijando outro(a) na balada. Você só se sente pior quando o dia amanhece. O sofrimento que você esqueceu durante toda a noite, vem em dobro pela manhã. Sem contar que você se sente cada vez menos valorizada(o) após cada beijo que você deu e que não significou nada para ambas as partes. Isso não vai te preencher, so vai acumular.

5- Existe Mais de Uma Sogra Legal no Mundo

Não achei muita música boa falando de sogra, então essa não vai ter sugestão rs. Para a gente ver como é o preconceito da sociedade com sogra! Bom, pior que terminar com o namorado, é terminar com a familia dele. Tem sogra boa sim! Quando terminei meu último relacionamento, eu achava que nunca mais iria achar uma sogra tão querida, melhor dizendo, uma família que me apaguei tanto. Tem gente que mantém a relação com a família mesmo depois do fim do relacionamento, mas é meio delicado administrar isso, principalmente quando o término foi conturbado. Mas, a boa notícia, é que a regra da substituição também vale para parentes! Hoje eu tenho uma nova sogra e ela é sensacional! Super me apoia quando zoo o filho dela, que é o amor de minha vida. Não vou dizer que isso é questão de encontrar melhor ou pior, é mais uma questão de diferenças. Minha sogra atual é legal de um jeito diferente do que a minha ex sogra era. Uma nova familia, não anula a anterior, mas te ajuda a ver que além de uma sogra legal no mundo, tem mais de uma! Regra que vale para cunhado(a), sogro(a), etc.

Já para você que não tinha um bom relacionamento com sua sogra, o livramento foi duplo! Você vai ter a chance de ver como é legal ter relacionamento com a pessoa que educou o homem/mulher que te faz feliz e vê como tem muito para a aprender com ela!

6- Como Construir Uma Rotina Sem Ele(a)?

Se está difícil para você superar o(a) ex, imagina como foi para o John Mayer que escreveu uma música com o nome “Ainda Me Sinto Seu” (Still Feels Like Your Man), na tradução livre. Bom, dizem as más línguas que ele escreveu essa música para a Katy Perry, ex com a qual ele gravou uma música junto, inclusive. A letra contém frases como “eu ainda guardo seu shampoo no meu banheiro”, “eu ainda me sinto como seu homem”, “ainda gosto de sair mais cedo das festas e ir para casa”, “eu gostaria de me aproximar de você, mas acho que não posso”… Johnzinho é gente como a gente e também teve dificuldade para reprogramar a rotina dele. Logo ele, tão acostumado com a carreira solo!

Uma das coisas que mais dificultam a superação, é conseguir esquecer o(a) ex quando tudo na sua rotina lembra ele(la). Primeiro passo é tirar tudo da sua vida que lembra o(a) cujo(a) dito(a). Não vai fazer quem nem o Mayer e deixar shampoozinho, de quem não vai mais frequentar aquele banheiro, no box!

Acordar sem aquela mensagem de bom dia e não mandar mensagem para ele(la) quando conseguiu aquela promoção no emprego, é difícil demais. Principalmente porque ele(la) foi a pessoa que ouviu todo dia os boatos que você contava da empresa e principalmente daquela idiota da Patricia, que estava sempre te apunhalando pelas costas para pegar essa vaga no seu lugar. Como não contar para ele(la)?? E se isso o(a) fizer reconhecer o quão competente eu sou e querer voltar comigo? Amor, ouve uma coisa, ela(la) sempre soube que aquela vaga era sua! Ele(la) acompanhou o seu esforço e não vai ser isso que vai fazer ele(la) mudar de ideia. Até porque você também não merece alguém que te quer de volta por isso, né!

Agora não tem mensagem de bom dia do boy ou da girl, mas tem da mãe, da vó e da amiga(o). Esse é o momento de valorizar as outras pessoas na sua vida, que talvez você não dava prioridade para responder no WhatsApp. E se não tiver “bom dia” de nobody, você envia para alguém e assim vai começar a receber de volta. Preencha sua agenda com outros compromissos que não o(a) fazem lembrar dele(la). Faça academia!

7- Ele Já Está Com Outra…

Poderia começar esse texto ao som de Adele, com a música “Someone Like you” (Alguém Como Você), onde ela já começa dizendo que ouviu boatos de que o ex dela estava casado, que tinha realizado os sonhos dele, e que ela não conseguiu dar para ele as coisas que a atual ofereceu… E repete o coro mil vezes falando que ela nunca vai achar alguém como ele… Gente! Para agora! Ninguém pode ouvir uma música dessa depois de um término. Sou mais Maroon Five, com a música “I Don’t Wanna Know” (Eu Não Quero Saber), onde Adam Levine deixa claro que não quer saber o que tem acontecido na vida da ex dele.

Ao que melhor se encaixa nesse item, o fundo musical escolhido foi “Stronger” da Kelly Clarkson e posso te afirmar que “o que não te mata, te deixa mais forte”. Na música, ela diz que mesmo tendo bons momentos com o ex namorado, ele não conseguiu aproveitar o que ela tinha de melhor e que ele acha que está rindo por último, que ela vai voltar correndo, mas ela deixa claro que ele não a conhece e que ela se tornou uma lutadora.

Essa música é um hino, minha gente! Sem contar que o ritmo dela faz a gente querer sair de calcinha e sutiã na rua fazendo um flash mob onde todo mundo magicamente sabe a coreografia. (não façam isso).

Que o(a) ex vai arrumar outro(a), a gente já sabe, mas não aceita. Parece clichê falar isso, mas mana(o), se ele(la) não te queria ou não foi bom(oa) para você, não adianta ficar se massacrando achando que é pior ou melhor que o(a) outro(a). Você simplesmente não era o match para ele(la). Vida que segue. Ele(la) não ia te fazer feliz como você merece, para que insistir? Haja de forma altruísta e fique feliz por ele(la), talvez ele(la) também não estava feliz como deveria com você. Vocês deviam estar achando que tampa de panela de pressão fechava frigideira! Insistir numa relação que não combina, não rola. A corrente da libertação continua sendo a mesma, veja por esse lado.

8- A Gente Trabalha Junto, Não Tem Como Esquecer

Amore, você tem que usar tudo o que tem a seu favor, e não contra. O grupo musical Little Mix, tem uma música que chama “Shout Out To My Ex” (Um Salve Para o Meu Ex), que diz que ela devia agradecer por todas as vezes que ele disse que a odiava, e que ser machucada a tornou quase que imbatível. A dona do single fala também que se recompôs e que está mais nova do que antes. Uma letra de alguém que quer ser vista mesmo, porque está melhor do que antes de namorar ele.

Ver a pessoa todo dia realmente deixa a superação mais difícil, não podemos negar. Mas na frente dele(la) seja o melhor de você, chore no banheiro. Ele(a) não vai voltar com você por dó, na verdade só vai ficar se achando mais ainda, você vai estar alimentando o ego dele(a). A melhor vingança é a superação. Nada deixa a pessoa mais irritada do que ver que a pessoa que ele(a) desperdiçou, está seguindo em frente e lidando o ocorrido como um livramento. Não precisa fazer ciúmes, isso é feio e desnecessário, apenas fique bem. Depois de um tempo você nem nota ele na empresa mais, não vai ter tempo para procurar saber sobre ele.

9- Eu Não Era Boa o Suficiente

Bate na madeira três vezes antes de falar uma coisa dessas! Credo! Tem ex que joga na nossa cara tudo o que não fomos, para colocar em nós a culpa do fim do relacionamento. Não estou dizendo que você foi o(a) namorado(a) perfeito(a), mas nunca se diminua em resultado do julgamento do(a) seu(ua) ex parceiro(a). Se você reconhece que precisa mudar, mude. Assim você não comete os mesmos erros no próximo relacionamento. Apenas isso. Relacionamentos abusivos tendem a nos fazer pensar que sempre somos os culpados, tenha cuidado com isso. Existe um espaço enorme entre melhorar defeitos para crescimento pessoal e mudar características suas para agradar e até mesmo servir um parceiro abusivo. Ele(la) não terminou com você, porque você não é boa o suficiente! Nunca pense isso! Você será ótima para o cara/mulher que realmente te valorizar.

Como a Jessie J canta na musica “Who You Are” (Quem você é), ela se olha no espelho e se pergunta o que ela está fazendo com ela mesma, perdendo a cabeça em um erro pequeno, ela se perdeu e a esqueceu em uma estante. No coro ela fala que está tudo bem não se sentir bem e que lágrimas não significam que você está perdendo.

Da uma olhada no seu espelho e veja se você se reconhece, se mudou para melhor ou para pior desde o início ao fim desse relacionamento. Se foi para melhor, ótimo! A relação não foi em vão. Se está pior, lava essa cara e redescubra quem você é, uma pessoa boa o suficiente para qualquer homem/mulher!

10- Você Tem Carreira Solo, Sim!

O clipe da música “Part Of Me” (parte de mim) da Katy Perry, mostra ela entrando para o exército depois de pegar o namorado traindo-a. Ela vê no término uma motivação para se fazer forte novamente. Ela diz que essa é uma parte dela que ele nunca vai tirar. Assim como a Gretta se descobriu quando saiu da sombra do ex namorado dela, da mesma maneira você deve encarar o seu término.

Esse é o seu momento, use-o. Cresça profissional, mental e espiritualmente. Aproveite o tempo livre de parceiro(a) para gastar com você mesmo. Estude mais, leia mais e assista menos filmes românticos. Jante na casa da sua família. Adote um animal. Quanto melhor você ficar, melhor vai ser a pessoa que você encontrar.

Pare de misturar os sentimentos que você tem pelo seu ex, uma hora ainda ama, na outra odeia, fica um vai e volta igual o que o Gnash descreve na música “i hate you, i love you” (eu te amo, eu te odeio). Seja a melhor versão de você mesmo(a), e quando você menos esperar, seu(ua) ex vai estar sofrendo igual aquela música do Passanger “Let Her Go” (Deixar Ela Ir), se lamentando por não ter te dado valor quando ele(la) te tinha. Você vai olhar para ele(la) e dizer “Você me deixou quando tudo que eu tinha era planos futuros com você, agora eu planejei meu futuro sozinha(o)”. And good bye babeeeeee, vai para onde o sol não bate!

O que não te mata, te faz mais forte!

DESABAFE COM A GENTE E INSPIRE OUTRAS PESSOAS! Envie sua história para: desabafadores@gmail.com


RECENT POSTS:
SEARCH BY TAGS:
Nenhum tag.
bottom of page